O Novo Museu da Acrópole

Atenas não é só a capital da Grécia. É um lugar onde cultura e arte se encontram e misturam. Nas áreas mais afastadas, é possível ver que a cidade acompanhou a era moderna. Há prédios novos, bem estruturados. Mas é no centro histórico que o turista pode voltar ao passado, reviver um pouco da antiguidade tão mencionada em livros didáticos.

É também nessa região, bastante visitada por gente do mundo inteiro, que alguns traços mais atuais tomam forma.

Você vai ver que lá do alto, a estrutura imponente da Acrópole chama a atenção. Impossível o visitante não ficar maravilhado com tudo. Mas ao olhar pra baixo, um museu moderno se destaca: é o Novo Museu da Acrópole.

Bom, o prédio foi inaugurado em 2009 e estima-se que tenha custado cerca de 130 milhões de euros. A ideia de fazer um novo museu que abrigasse obras, esculturas e um pouco da arte grega era antiga, mas demorou décadas e mais décadas para ser, enfim, concretizada.

E sabe por quê? É que durante as escavações para início das obras, engenheiros descobriram que havia sítios arqueológicos escondidos sob o solo (uma cidade pré-histórica coberta por terra). Para que a área fosse utilizada, foi preciso preservar esses ambientes. O resultado é um museu suspenso, onde o turista pode ter acesso às escavações.

O valor cobrado para entrar no museu é simbólico: 5 Euros. O esquema de segurança é grande. Você é revistado (a), passa por máquina de raio-x e recebe uma orientação clara: fotos são expressamente proibidas do lado de dentro. Assim, tudo o que é visto fica apenas na memória.

Se você gostar de alguma escultura, quadro ou coisa do tipo, pode comprar reproduções ou fotos. Apenas isso. Nenhum registro será exclusivamente seu!

O prédio de três andares é todo feito em concreto e vidro e são essas transparências que permitem vistas panorâmicas para a Acrópole. No museu há inúmeros objetos que até poucos anos atrás podiam ser vistos na própria Acrópole (em uma pequena sala-museu que ficava no alto do monte).

No primeiro andar estão cerâmicas e esculturas. Já no segundo pavimento, é possível encontrar colunas de mármore esculpidas, esculturas de templos como o de Atena. Já no terceiro piso ficam reconstruções de mármores do Partenon.

Vale a pena chegar cedo ao museu (que fica bem cheio a partir das 10 da manhã). Dedique pelo menos duas horas à visitação. Esse período é suficiente para que você passe pelos três andares.

O Novo Museu da AcrópoleO novo museu da Acrópole: peças do passado guardadas numa estrutura moderna e milionária

 

Deixe um comentário